Por: José de O. Neto
Pertence você a uma religião ou a uma seita herética?
Os Adventistas da Promessa tem sido incluídos equivocadamente por alguns teólogos no rol dos seguidores de seitas heréticas. Trazemos para os cristãos as informações necessárias para que possam se situar no contexto religioso.
A Teologia Dogmática é o ramo da Teologia que está voltado para o estabelecimento organizado da vontade de Deus.
A Ética Cristã cuida do “fazer”, ou seja, “ação” dos Cristãos; a teologia (propriamente dita) cuida do crer e a teologia dogmática concilia os dois aspectos. Ela está subordinada a critérios que a tornam indispensável perante Deus e o mundo. São estes os critérios que a regem: freqüência, coerência, uniformidade e fidelidade à diretriz do Espírito Santo. Assim sendo, ela não permite que doutrinas sejam impostas às pessoas de qualquer maneira ou por razões meramente humanas. Quanto à necessidade de conciliar a fé e a ação, ou seja, o crer e o fazer pronunciou-se Tiago da seguinte maneira: “Meus irmãos, que aproveita se alguém disser...” 2;14-26.
Existem organizações religiosas voltadas somente para o crer e outras só para o fazer, quando deveriam caminhar de maneira equilibrada com o bipedal crer e fazer. Tais desequilíbrios são chamados de heresias, ou seja, são seitas heréticas tanto as organizações preocupadas somente com o crer como as voltadas somente para o fazer.
Nesta oportunidade transmitiremos aos leitores dez dogmas, ou seja, dez doutrinas, comuns entre as organizações religiosas mais respeitáveis, os quais caracterizavam tais igrejas como religiões cristãs e, ao mesmo tempo, definem como seitas heréticas os grupos religiosos que não aceitam qualquer um deles.
Chamamos estes dez dogmas de “O supra-sumo da teologia dogmática”.
1. Crer que as escrituras do Antigo e Novo Testamento foram dadas pela inspiração de Deus e somente elas constituem a regra divina da fé e pratica cristã. Não necessitando, portanto, de nenhum complemento.
2. Crer que há um só Deus que é infinitamente perfeito – e que é o único a quem se pode prestar devidamente o culto religioso.
3. Crer que há três pessoas na divindade – Pai, Filho e Espírito Santo –indivisíveis em sua essência e co-iguais em poder e gloria.
4. Crer que na pessoa de Jesus Cristo as naturezas divina e humana se unem; de tal maneira que Ele é verdadeira e completamente Deus e verdadeiro e completamente homem; tendo, portanto, competência para ser o único mediador entre Deus e os Homens.
5. Crer que nossos primeiros pais foram criados em estado de inocência, porem, pela desobediência de ambos, perderam sua pureza e felicidade; e que em conseqüência de sua queda todos os homens se tornaram pecadores e com tais incorrem com justiça na ira de Deus.
6. Crer que o Senhor Jesus Cristo tem, por seu sofrimento e morte, feito expiação pelo mundo inteiro, para que todo aquele que quiser possa ser salvo.
7. Crer que o arrependimento para com Deus,a fé em nosso Senhor Jesus Cristo e a regeneração pelo Espírito Santo são necessários para a salvação.
8. Crer que somos justificados pela graça, através da fé em nosso Senhor Jesus Cristo, e que quem crê tem em si o Testemunho.
9. Crer que continuar no Estado de salvação depende de continuar em fé obediente a Cristo.
10. Crer na segunda vinda de Jesus, na vida eterna nEle, na Ressurreição do corpo, no Julgamento do mundo por Ele, na eterna bem-aventurança dos justos e castigo dos ímpios.
A aplicação e a abrangência destes dogmas tem sido colocadas nas orações e nas pesquisas através de Cristãos sinceros. Existem dogmas complementares nas diferentes organizações, porem, aquelas que tem estes pontos doutrinários em comum não podem ser chamadas de “seitas heréticas”.
Partindo deste principio a igreja Adventista da Promessa coloca-se como igreja Verdadeiramente Cristã à vontade para responder aqueles que gostariam de conferir a veracidade dos seus pontos doutrinários.
Colocamo-nos à disposição dos leitores para esclarecimentos atinentes a nossa declaração de fé.
Extraído da Revista O RESTAURADOR, pag. 18,
Não sei qual a edição, pois encontrei as folhas soltas.
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